O PGR da NR-1 que substituiu o PPRA, e o DAR/DIR, elaboramos e emitimos, bem como o PCMSO, LTCAT que são os LAUDOS do eSOCIAL, documentos laudos programas planos ocupacionais e relatórios de segurança do trabalho, conforme os requisitos do eSocial e das Normas Regulamentadoras..
Os Eventos SST utilizam os Laudos do eSocial vide https://dwsst.com.br/servi%C3%A7os/eventos-sst-do-esocial/
O GRO (Gerenciamento dos Riscos Ocupacionais) através do PGR (programa de gerenciamento de riscos) é composto pela Identificação/ Avaliação/Controle dos Perigos, IRO – Inventário de Riscos Ocupacionais e Plano de Ação contendo as Medidas de Controle e o Cronograma, Formas de Acompanhamento e Aferição de Resultados.
O MEI está dispensado de elaborar o PGR.
Elaboramos a APR, DIR ou DAR (declaração de ausência de riscos) da NR-1 quando:
- O MEI, a ME e a EPP, graus de risco 1 e 2, que declararem as informações digitais a STRAB/SIT/SRT e comprovarem via DAR não possuírem riscos químicos, físicos e biológicos, nas atividades da sua Empresa ficarão dispensados de elaboração do PGR.
- O MEI, a ME e a EPP, graus de risco 1 e 2, que declararem as informações digitais a STRAB/SIT/SRT e comprovarem via DAR não haver na empresa exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos, biológicos e riscos relacionados a fatores ergonômicos, ficam dispensados de elaboração do PCMSO.
O PCMSO da NR-7 é o programa que especifica os exames médicos ocupacionais admissional, periódico e outros que cada funcionário e estagiário precisam realizar, indica as vacinas e o plano
das ações de saúde ocupacional; elaborado pelo Dr. Nicolau Heuko Filho CRM 4127.
A AET – Análise Ergonômica do Trabalho exigido pela NR-17 identifica e avalia os fatores de riscos ergonômicos globais (psicofisiológicos) da Empresa, sendo elaborado por equipe multiprofissional. Analisando, avaliado e recomendando ações preventivas e de monitoramento para atividades de transporte/manuseio de pesos e cargas, trabalhos em pé ou sentado, mobílias e/ou equipamentos, movimentos repetitivos, checkout, telemarketing, entre outros.
O PPR é o Programa de Proteção Respiratória da Fundacentro contra agentes químicos, que especifica as ações preventivas, treinamentos, respiradores (tipos, ensaios, vedações) e outros.
A Ordem de Serviço SST da NR-1 é a instrução escrita de segurança do trabalho sobre os riscos, proteções coletivas, EPI´s, proibições, obrigações, ações em emergência e outras informações que cada Trabalhador deve receber no Treinamento Inicial/Admissional e Periodicamente a cada 12 meses. Emitida e assinada em 2 vias, sendo uma entregue ao Trabalhador.
A Ficha Recibo de Entrega e Reposição dos Epi´s deve ser preenchida e arquivada por até 10 anos após a rescisão do Trabalhador, na qual se comprova quais tipos de Epi´s, data, nº do CA, foram entregues durante o contrato de trabalho. Deve ser iniciada na data de admissão e preenchida e assinada em todas as datas de entrega dos EPI´s.
A Elaboramos também a AR (análise de riscos), PT (permissões de trabalho) e os Procedimentos Operacionais e demais documentações da NR-10, NR-35 e situações de risco acentuado.
O Inventário de Máquinas da NR-12 especifica os riscos e proteções de cada máquina utilizada.
Elaboramos o LTIP e LTCAT vide https://dwsst.com.br/servi%C3%A7os/ltip-ltcat-aposentadoria-especial-ppp/
https://www.madusaude.com.br/chegada-do-pgr/
Os empregadores MEI, ME e EPP precisam enviar os eventos de SST ao eSocial e elaborar LTCAT, PPRA e PCMSO?